Virtualização: o segredo para a redução de custos

Se você tem uma rede de computadores na sua empresa e não sabe o que é Virtualização, as chances são que tem dinheiro vazando do caixa da sua empresa.

Já imaginou ter as suas aplicações em plena compatibilidade e ainda cortar seu custo operacional em até 40%, inclusive, com energia elétrica?

Existem empresas que além dessas vantagens também estão parando de gastar rios de dinheiro com licenças de softwares e manutenção de máquinas.

Quando você terminar de ler esse artigo vai saber:

  • O que é Virtualização.
  • Quais os tipos de Virtualização e como elas podem te ajudar
  • Uma solução que vai aumentar a produtividade dentro do seu ambiente de TI, dar um fôlego extra ao caixa do seu negócio e ainda resolver os seus problemas de compatibilidade e segurança no sistema utilizado pela sua empresa.

Essa tecnologia pode ser a chave de virada para o uma nova fase em sua empresa.

O que é virtualização?

A Virtualização é a criação da versão virtual de um sistema operacional, um servidor ou até mesmo um sistema de armazenamento.

Esse processo é feito a partir da divisão de recursos de um servidor físico em diversos servidores virtuais que podem ser utilizados para os mais diversos fins.

Dessa forma, você poderá executar muitos sistemas operacionais a partir de um único computador sem que haja interferência entre esses sistemas.

E finalmente, quais os tipos de virtualização que você pode usar na sua empresa?

Muitos consideram que a tecnologia de Virtualização consiste apenas em criar máquinas virtuais, porém a verdade é que já existem mais aplicações possíveis para esse tipo de tecnologia.

Conheça os tipos de virtualização que você pode usar na sua empresa:

  1. Virtualização de Desktop: é a virtualização da sua estação de trabalho. Dessa forma, permite que o usuário acesse a área de trabalho remotamente, geralmente através de um dispositivo Thin Client. A utilização da Virtualização de Desktops, vai dar a sua equipe de TI mais agilidade para responder às exigências e eventuais problemas que ocorrerem no seu sistema, o que é primordial.

    Quais seriam os ganhos na sua empresa se você tivesse mais agilidade e facilidade de comunicação entre os colaboradores internos e externos?

    Saiba mais: Como usar virtualização de desktop na minha empresa?

  2. Virtualização de Aplicativos: é um conceito de execução de aplicações encapsuladas que permitem a sua configuração e atualização de forma centralizada. 

    É uma solução para melhorar o gerenciamento, facilitando o tratamento de problemas de compatibilidade com bibliotecas ou até mesmo sistemas operacionais, já que você pode executar um aplicativo de Windows em um sistema Linux ou vice-versa.

  3. Virtualização de Servidores: nesse tipo de Virtualização, um servidor robusto é subdividido em vários outros utilizando uma ferramenta que gerencia essas máquinas virtuais.

    Permite maior densidade de utilização de recursos, ao mesmo tempo que isolamento e segurança são mantidos. Como principal benefício, é possível destacar a agilidade na implantação de cargas de trabalho além de um melhor desempenho das aplicações.

    Saiba mais: Como funciona a virtualização de servidores na prática?

Por isso você deve trabalhar com Virtualização na sua empresa.

Aplicar esse tipo de tecnologia entrega benefícios a vários setores, desde a administração ao financeiro, independente do porte ou segmento de atuação.

Se você tem uma empresa que utiliza algum tipo de rede de computadores ou sistemas, você pode se beneficiar com a Virtualização.

Confira 4 motivos para você investir em Virtualização na sua empresa:

  1. Redução de gastos: um dos principais benefícios da virtualização é a economia nas mais diversas frentes, que somadas podem chegar em até 40% dos custos operacionais de sua empresa.
    Com um único servidor apto para todas as aplicações e recursos, as máquinas virtuais serão acessadas remotamente por qualquer computador com configurações básicas, ou até mesmo de uso pessoal para realizar cada serviço. Além disso, o tempo de ociosidade no servidor irá diminuir, pois a virtualização busca utilizar todos os recursos em um nível máximo de performance.

  2. Redução de Downtime: Algumas empresas têm sistemas que não podem ficar fora do ar nem por um minuto. Em um sistema virtualizado, é possível corrigir falhas em qualquer máquina virtual, restabelecendo instantaneamente o serviço com base em pontos de restauração e backups que são feitos periodicamente, tudo isso de forma remota.


    Além disso, pode-se criar soluções de máquinas virtuais que proporcionam redundância no ambiente.
    Dessa forma, seu sistema estará sempre ativo, evitando problemas com produtividade durante uma recuperação em caso de desastres.

  3. Padronização do sistema: a virtualização permite a homogeneização do ambiente virtual, mesmo que você tenha diferentes sistemas operacionais instalados em cada ponto de acesso. Uma aplicação pode ser instalada no servidor sem se preocupar com conflitos e incompatibilidades em drivers de cada máquina.

  4. Sustentabilidade: hoje já existem incentivos fiscais para centros de processamentos de dados que aplicam o conceito de TI Verde e a tendência global é de que esses incentivos cresçam ainda mais.

Entendeu finalmente como a virtualização pode transformar todo o seu negócio?

A Thin Client Brasil possui soluções em virtualização que são feitas sob medida para você.

Quer descobrir quais soluções nós temos para a estrutura do seu negócio?
Entre em contato com a nossa equipe de colaboradores que vamos traçar um plano personalizado para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *